28 de maio de 2012

Mercearia Tradicional Clementina Carneiro - um exemplo a seguir




A Mercearia Tradicional Clementina Carneiro, situada no centro da vila de Ponte de Lima, implementou mais uma boa prática ambiental, desta vez relacionada com a reciclagem de cápsulas de café.
À semelhança do que já acontecia nesta entidade aderente ao projeto Nós Pela Natureza, com a recolha de pilhas usadas dos seus clientes, os responsáveis D.Clementina e Sr.Cerqueira contactaram a empresa fornecedora de café e propuseram a oferta de um conjunto de chávena de café com pires, por cada 25 cápsulas usadas que cada cliente devolvesse à loja.
Desta forma, a Mercearia Tradiconal Clementina Carneiro motiva os seus clientes para a correta separação e encaminhamento de resíduos, evitando a sua deposição em aterro sanitário e permitindo a sua reciclagem - as borras de café são aproveitadas para compostagem e o plástico das cápsulas é aproveitado para produção de aglomerados que são depois utilizados na construção de bancos de jardim, parques infantis, entre outros.
Este é um bom exemplo de como cada um de nós, no seu local de trabalho pode promover as boas práticas ambientais, sem acréscimo de custos.