31 de outubro de 2011

Novembro 2011 | Semana Europeia da Prevenção de Resíduos




28 de outubro de 2011

O Campeão da Eficiência Energética




A Associação Empresarial de Ponte de Lima concluiu na passada quarta-feira (26 de outubro) a iniciativa “Nós Pela Energia”, dinamizada pelo Projecto Nós Pela Natureza, projecto que promove em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Lima.


A iniciativa culminou com a realização de um workshop dedicado ao tema “Racionalidade e Eficiência Energética nas Empresas”, no edifício da Villa Moraes em Ponte de Lima. Na sessão de abertura estiveram presentes a Vereadora do Ambiente, Estela Almeida, o Presidente da Associação Empresarial, Filipe Lopes, e o Vice-presidente da Associação Empresarial, Paulino Maganete. O workshop contou com a presença de oradores especializados em várias áreas do sector energético. Na plateia estiveram presentes empresários do concelho de Ponte de Lima, na sua grande maioria do sector da Restauração e Bebidas.



Depois das apresentações dos especialistas, procedeu-se à entrega de Prémios do Concurso “O Campeão da Eficiência Energética”, acção integrada na mesma iniciativa. Foram atribuídas três menções honrosas em ex aequo ao terceiro lugar, conquistadas pelos estabelecimentos Café Foral da Sorte, Restaurante Katekero e Restaurante S.Nicolau. O segundo lugar foi conquistado pelo Café Pica-Pau. O grande Campeão da Eficiência Energética é o estabelecimento River View, estabelecimento que apresentou as melhores práticas de racionalidade e eficiência energética.
No final da entrega de prémios os participantes tiveram oportunidade de visitar a exposição de equipamentos de produção de energia através de fontes renováveis.


Termina assim a iniciativa Nós Pela Energia, que teve como principal objectivo despertar a atenção dos empresários do concelho de Ponte de Lima para a problemática da eficiência energética e da energia sustentável, tema que no próximo ano receberá especial atenção da Organização das Nações Unidas, que declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável.
A Associação Empresarial de Ponte de Lima espera que as boas práticas de utilização racional de energia continuem a fazer parte dos hábitos quotidianos dos empresários e munícipes limianos.


River View 1º Lugar


Café Pica-Pau 2º Lugar


Restaurante Katekero Menção Honrosa

Café Foral da Sorte Menção Honrosa

Restaurante S.Nicolau Menção Honrosa




Sessão de abertura

Os especialistas do sector energético

25 de outubro de 2011

Workshop "Racionalidade e Eficiência Energética nas Empresas"




Combata a crise com boas práticas energéticas

O projecto Nós Pela Natureza no âmbito da iniciativa “Nós Pela Energia”, promovida pela Associação Empresarial de Ponte de Lima, vai realizar no próximo dia 26 de Outubro de 2011, na Villa Moraes, um workshop dedicado ao tema “Racionalidade e Eficiência Energética nas Empresas”, que contará com a presença de oradores especialistas em diversas áreas do sector energético.

Numa altura em que a crise se faz sentir, em todos os sectores de actividade, e em que o IVA sobre a electricidade sofre um aumento de 17%, a Associação Empresarial de Ponte de Lima procura, junto dos seus associados, formar sectores estratégicos do tecido empresarial dotando-os de uma capacidade de gestão energética eficiente.

No final do workshop serão divulgados os vencedores do Concurso “O Campeão da Eficiência Energética”, concurso que teve como objectivo eleger o estabelecimento de restauração que melhor cumpre os requisitos de racionalização e eficiência energética.

Consulte aqui o programa.

17 de outubro de 2011

Concurso O Oleão da Minha Escola




No âmbito da sua actividade de sensibilização e informação ambiental, o Projecto Nós Pela Natureza promove o Concurso "O Oleão da Minha Escola" com o objectivo primordial de sensibilizar e informar a comunidade escolar e a população em geral para a correcta separação e o devido encaminhamento de óleos alimentares usados (OAU), procurando reduzir os impactos negativos decorrentes da sua utilização e com vista à sua posterior reciclagem.
É também objectivo deste Concurso fomentar junto do público-alvo, a criação e aperfeiçoamento de hábitos de separação de resíduos e principalmente de prevenção da produção de resíduos.

Este concurso é direccionado para escolas do Concelho de Ponte de Lima.
As inscrições podem ser feitas via email ou fax, de 17 a 28 de Outubro de 2011.

Consulte o Regulamento e Ficha de Inscrição do Concurso “O Oleão da Minha Escola”.


11 de outubro de 2011

Outubro 2011 | Regresso às aulas mais ecológico




Projecto Nós Pela Natureza no GreenFest 2011




O Projecto Nós Pela Natureza marcou presença na 4ª Edição do GreenFest, que decorreu de 28 de Setembro a 02 de Outubro de 2011 no Centro de Congressos do Estoril e no espaço da FIARTIL.

O GreenFest é considerado pelos especialistas da área "o maior evento de sustentabilidade do país". É um momento onde se encontram empresas e cidadãos que se preocupam com o futuro.

Para as empresas é o espaço ideal para se divulgar tendências e se estabelecer parcerias comerciais com os stakeholders. Para o cidadão é um local de experiências, contacto e aprendizagem de uma postura que promove um mundo melhor.

Da nossa presença no espaço da FIARTIL concluímos que o GreenFest é efectivamente um espaço rico em ideias sociais e ambientais transformadas em projectos fantásticos. Experienciámos no GreenFest um espírito de interacção, partilha e troca de experiências espectacular. É um evento inspirador que nos faz acreditar que tudo é possível, basta queremos muito e trabalharmos arduamente para tal. Encontramos projectos tão diferentes e relevantes como origamers, associações de desenvolvimento social e de apoio a pessoas carenciadas, conhecemos a Iris - uma boneca linda que desperta a magia da infância até nos adultos, associações de seniores, um mercado de troca de bens, mercados de produtos biológicos, surfistas que promovem a defesa da fonte da sua adrenalina - o mar, a LPN, entre tantos outros.


No último dia do festival, o Projecto Nós Pela Natureza promoveu uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água juntos dos visitantes e expositores, entregando dezenas de garrafas com areia para as pessoas colocarem no interior do depósito do autoclismo, no sentido de reduzir o desperdício de água em cada descarga.

Resumindo, foi uma experiência muito enriquecedora para todos.



Campanha de Sensibilização.



Perspectiva do Expositor do Projecto Nós Pela Natureza.