26 de junho de 2011

ECO-ROL | 27 Junho | Reciclagem de Rolhas de Cortiça




Na rubrica do ECO-ROL de 27 de Junho vamos falar sobre a Reciclagem de Rolhas de Cortiça, da importância da preservação do montado de sobro (plantações de sobreiros de onde se extrai a cortiça) e do programa GreenCork. Portugal é o maior produtor e exportador mundial de cortiça. Não perca o ECO-ROL entre as 16h e as 17h, na Rádio Ondas do Lima em 95.0 ou online.

23 de junho de 2011

Mini-Colóquio "Sustentabilidade na Terra"




No âmbito da implementação da Certificação Nós Pela Natureza na Escola EB2,3 António Feijó, realizou-se no passado dia 17 de Junho, um Mini-Colóquio intitulado "Sustentabilidade na Terra". Foram vários os painéis apresentados pelas alunas das turmas 7º2, 8ºA, 8ºB, 8ºF, sobre os temas Resíduos, Água, Energia e Sustentabilidade.


O Eng.ºPaulo Pimenta da Área Protegida das Lagoas foi o convidado especial e apresentou um painel sobre A Importância da Área Protegida no Concelho de Ponte de Lima.
Esta iniciativa, que contou com a presença do Director do Agrupamento de Escolas António Feijó, Professor José António Fernandes, é o culminar da implementação da Certificação Nós Pela Natureza na Escola EB2,3 António Feijó, e o seu principal objectivo foi sensibilizar e consciencializar os alunos de várias turmas do 4º ao 8ºano, para a responsabilidade que cada pessoa tem na preservação do meio ambiente através da aplicação diária de boas práticas ambientais. Estiveram também presentes na mesa a Professora Manuela Villas Boas, que moderou o Mini-Colóquio e que orientou as apresentações das palestrantes, e a Professora Fátima Ferraz, coordenadora do projecto nesta escola.


No final, foram entregues certificados de participação às palestrantes. Foram ainda distribuídas brochuras informativas sobre os temas abordados, cedidas pela Área Protegida das Lagoas e pela DECO - Delegação de Viana do Castelo.




























20 de junho de 2011

Eco-Rol | 20 Junho | Campanhas Ambientais com Fins Sociais




Hoje na rubrica ECO-ROL vamos falar sobre várias campanhas ambientais que revertem a favor de causas sociais. O mote para o programa de hoje é a Campanha de Reciclagem de Radiografias, que teve início no passado dia 14 de Junho e que termina a 5 de Julho. Não se esqueça que dentro deste período pode entregar, em qualquer farmácia do país, as radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico.

Não perca o ECO-ROL entre as 16h e as 17h, na Rádio Ondas do Lima em 95.0 ou http://www.rol.nortenet.pt/online.htm.

16 de junho de 2011

Campanha de Reciclagem de Radiografias




Arrancou no início desta semana a 16.ª Campanha de Reciclagem de Radiografias promovida pela Assistência Médica Internacional (AMI).

Desde o dia 14 de Junho e até ao dia 5 de Julho é possível entregar em qualquer farmácia as radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico.

Em 15 anos de campanhas, os resultados traduzem-se em 1200 toneladas de radiografias "recicladas" e mais de 12 toneladas de prata recuperada.


Colabore para esta causa social e ambiental!



15 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente na EBI de Freixo




No passado dia 6 de Junho, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Ambiente (5 Junho), estivemos na EBI de Freixo numa conversa/palestra com as crianças do JI e da EB1.


Esta palestra teve como principal objectivo alertar os participantes para diversos problemas ambientais, divulgar boas práticas ambientais e explicar como é que cada um de nós pode participar activamente na preservação do meio ambiente. Nesse sentido fizeram-se algumas demonstrações para as crianças perceberem o impacto das acções humanas no meio ambiente.
O Projecto Nós Pela Natureza também foi tema de conversa, considerando que a EBI de Freixo é já uma entidade com Certificação Nós Pela Natureza.

No final da palestra foram distribuídos mini-pilhões e brochuras informativas sobre boas práticas ambientais cedidas pelo Município de Ponte de Lima.
















8 de junho de 2011

Suplemento Empresas do Lima




Na última edição do Suplemento "Empresas do Lima" dedicamos uma página exclusivamente às entidades certificadas pelo Projecto Nós Pela Natureza. Veja na página 7.

Este Suplemento é publicado mensalmente pela AEPL no Jornal Alto Minho.

Não perca a próxima edição.



7 de junho de 2011

Entidades Certificadas em Maio de 2011




Durante o mês de Maio, 9 novas entidades aderentes ao Projecto Nós Pela Natureza adoptaram e aperfeiçoaram boas práticas ambientais no decorrer da sua actividade económica diária, tendo concluído o processo de Certificação Nós Pela Natureza.

Estas entidades estão já devidamente identificadas com a placa de certificação do Projecto, no exterior do seu estabelecimento.


  1. Academia de Música

  2. Centro de Terapia Oriental

  3. EPRALIMA

  4. Freguesia de Arcozelo

  5. Joaquim de Amorim & Filhos, Lda.

  6. Papelaria Gift

  7. Pizzaria Beira Rio

  8. Seguraja

  9. Victor Manuel Alves Mendes

Siga o exemplo destas entidades que contribuem diariamente com pequenos grandes gestos para um futuro mais sustentável.
Adira ao Projecto Nós Pela Natureza e prefira estabelecimentos certificados.

6 de junho de 2011

Junho 2011 | Energias Renováveis






5 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente




Hoje, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, faça a sua parte:
- recicle o seu lixo e óleo alimentar usado;
- fehe a água enquanto lava os dentes ou faz a barba;
- desligue a televisão no botão e não no comando, evitando consumos stand-by;
- desligue as luzes que não são necessárias;
- deite a ponta do seu cigarro no caixote do lixo, e não no chão.
Vai ver que não custa nada!